MÚSICA
O TERNO VAI ALÉM AO OLHAR NOS DOIS PRIMEIROS SINGLES DO QUARTO ÁLBUM DO TRIO
  • O TERNO VAI ALÉM AO OLHAR NOS DOIS PRIMEIROS SINGLES DO QUARTO ÁLBUM DO TRIO

As audições dos dois primeiros sequenciais singles do álbum, Nada/Tudo e Pegando leve, sinalizam que o discurso escapa das retóricas geralmente infundadas das ações de marketing.

De fato, os dois singles unificam sons e tendências dos três álbuns anteriores do trio sem cair na repetição. As duas músicas são assinadas por Tim Bernardes, guitarrista e compositor que, na formação atual do Terno, está unido ao baterista Gabriel Basile e ao baixista Guilherme d'Almeida.

Formatado com produção musical de Tim Bernardes, o primeiro single, Nada/Tudo, é valorizado pela opulência inusual do arranjo orquestral que combina violinos, trombones, vibrafone e souzafone com a tríade básica de guitarra, baixo e bateria.

É uma harmonização feita fora da cartilha sinfônica por Bernardes, autor do grandioso arranjo. A melodia enviesada sugere uma volta ao som menos pop dos dois primeiros álbuns do grupo.

"Hojeo nada vai dizer / Tudo que pode ser", sintetizam versos da letra resignada entre evocação de verso de Charles Anjo 45 (Jorge Ben Jor, 1969) e citações de nomes de amigos da turma a que o próprio compositor se refere como "clubinho". Nada/Tudo é quase um 'ninguém solta a mão de ninguém' sem pesar a mão.

Já o segundo single, Pegando leve, faz jus ao título ao questionar com delicadeza o estressante ritmo frenético da juventude dos anos 2010. "Me cansam tantos hipsters e modernos de plantão", canta Tim Bernardes com leveza angustiada que jamais acena para o que se convencionou chamar de música pop.

A marca orquestral dos arranjos do trio é menos visível em Pegando leve do que no single anterior Nada/Tudo, mas sobressai no último dos quase cinco minutos da gravação.

Enfim, tudo ainda pode mudar no balanço das horas, mas, a julgar por esses dois primeiros singles, parece que o Termo apresentará um quarto álbum tão relevante quanto o sublime disco solo de Tim Bernardes, Recomeçar (2017), sem repetir fórmulas dos álbuns anteriores do trio.

Tudo indica que a síntese sonora do álbum <atrás/além> conduzirá O Terno a um novo lugar de honra na cena da música brasileira contemporânea, olhando para trás, mas indo além.

11/04/2019/ 11:40:08
Outras Notícias
  • BOCA LIVRE LANÇA EM MAIO 'VIOLA DE BEM QUERER', PRIMEIRO ÁLBUM DO GRUPO EM SEIS ANOS
BOCA LIVRE LANÇA EM MAIO 'VIOLA DE BEM QUERER', PRIMEIRO ÁLBUM DO GRUPO EM SEIS ANOS
25/04/2019/ 11:27:21

Em 1978, o Boca Livre começava a se agrupar na ainda incipiente cena independente carioca quando o cantor e compositor mineiro Beto Guedes lançou o álbum Amor de índio, batizado com o nome da música que fizera com letra do poeta Ronaldo Bastos.A canção Amor de índio atravessou gerações, ganhou dezenas de regravações...

  • O TERNO CRECE NO MOVIMENTO CONTINUO QUE GEROU OS CONTRASTES DO MAJESTOSO QUARTO ÁLBUM DO GRUPO
O TERNO CRECE NO MOVIMENTO CONTINUO QUE GEROU OS CONTRASTES DO MAJESTOSO QUARTO ÁLBUM DO GRUPO
24/04/2019/ 11:35:40

"Sei que é muito cedo para parar pelo caminho / Não vou ficar contente preso num final feliz / Se tudo se transforma, tudo passa nesse mundo / Eu quero ficar velho, eu quero tudo que não fiz".Ouvidos na voz de Tim Bernardes, os versos de Tudo que eu não fiz – primeira das 12 músicas do quarto álbum do grupo paulista...

  • JUSTIN BIEBER POSTA FOTO COM ARIANA GRANDE E FÃS PEDEM TURNÊ EM PARCERIA APÓS SHOW NO COACHELLA
JUSTIN BIEBER POSTA FOTO COM ARIANA GRANDE E FÃS PEDEM TURNÊ EM PARCERIA APÓS SHOW NO COACHELLA
23/04/2019/ 11:25:14

Na legenda da foto, Justin escreveu: “Ari, você é uma figura”. A cantora respondeu nos comentários: “Amo você todo”.Além do post de Ariana nos comentários, internautas lotaram a timeline pedindo feat.“Collab, please”, escreveu um. “Já quero feat pra ontem”, comentou outro.Um internauta foi além e recebeu quase duas ...

  • DONO DO HIT 'TÔ TRANQUIÃO', CANTOR MC SAPÃO MORRE AOS 40 ANOS NO RIO DE JANEIRO
DONO DO HIT 'TÔ TRANQUIÃO', CANTOR MC SAPÃO MORRE AOS 40 ANOS NO RIO DE JANEIRO
22/04/2019/ 11:38:36

O funkeiro MC Sapão morreu aos 40 anos no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira. Dono dos sucessos "Tô tranquilão" e "Vou Desafiar Você", o cantor estava internado no Hospital Municipal Rocha Faria, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro com um quadro de pneumonia, mas não resistiu e morreu.Segundo informações...

  • ANITTA FALA SOBRE FUNK QUE GRAVOU COM MADONNA: 'SURPREENDENTE'
ANITTA FALA SOBRE FUNK QUE GRAVOU COM MADONNA: 'SURPREENDENTE'
18/04/2019/ 11:38:25

Anitta confirmou, ontem, quarta-feira (17), que sua voz aparecerá no novo disco de Madonna, "Madame X". "Gravamos juntas, foi uma emoção inacreditável", disse, durante participação no "Encontro com Fátima Bernardes" (TV Globo).Segundo a cantora, a música tem batida de funk. "Está bem surpreendente", afirmou.O coluni...

  • BEYONCÉ LANÇA 'HOMECOMING', ÁLBUM E DOCUMENTÁRIO SOBRE APRESENTAÇÃO NO COACHELLA 2018
BEYONCÉ LANÇA 'HOMECOMING', ÁLBUM E DOCUMENTÁRIO SOBRE APRESENTAÇÃO NO COACHELLA 2018
17/04/2019/ 11:29:24

um documentário com bastidores do festival e homenagem à cultura negraum álbum ao vivo, lançado de surpresa, com as músicas da apresentaçãoCom mais de duas horas, o documentário mescla momentos da apresentação, narração sobre a força negra e os meses de ensaio e preparação. O filme está disponível na Netflix.Dez mes...