MÚSICA
O TERNO VAI ALÉM AO OLHAR NOS DOIS PRIMEIROS SINGLES DO QUARTO ÁLBUM DO TRIO
  • O TERNO VAI ALÉM AO OLHAR NOS DOIS PRIMEIROS SINGLES DO QUARTO ÁLBUM DO TRIO

As audições dos dois primeiros sequenciais singles do álbum, Nada/Tudo e Pegando leve, sinalizam que o discurso escapa das retóricas geralmente infundadas das ações de marketing.

De fato, os dois singles unificam sons e tendências dos três álbuns anteriores do trio sem cair na repetição. As duas músicas são assinadas por Tim Bernardes, guitarrista e compositor que, na formação atual do Terno, está unido ao baterista Gabriel Basile e ao baixista Guilherme d'Almeida.

Formatado com produção musical de Tim Bernardes, o primeiro single, Nada/Tudo, é valorizado pela opulência inusual do arranjo orquestral que combina violinos, trombones, vibrafone e souzafone com a tríade básica de guitarra, baixo e bateria.

É uma harmonização feita fora da cartilha sinfônica por Bernardes, autor do grandioso arranjo. A melodia enviesada sugere uma volta ao som menos pop dos dois primeiros álbuns do grupo.

"Hojeo nada vai dizer / Tudo que pode ser", sintetizam versos da letra resignada entre evocação de verso de Charles Anjo 45 (Jorge Ben Jor, 1969) e citações de nomes de amigos da turma a que o próprio compositor se refere como "clubinho". Nada/Tudo é quase um 'ninguém solta a mão de ninguém' sem pesar a mão.

Já o segundo single, Pegando leve, faz jus ao título ao questionar com delicadeza o estressante ritmo frenético da juventude dos anos 2010. "Me cansam tantos hipsters e modernos de plantão", canta Tim Bernardes com leveza angustiada que jamais acena para o que se convencionou chamar de música pop.

A marca orquestral dos arranjos do trio é menos visível em Pegando leve do que no single anterior Nada/Tudo, mas sobressai no último dos quase cinco minutos da gravação.

Enfim, tudo ainda pode mudar no balanço das horas, mas, a julgar por esses dois primeiros singles, parece que o Termo apresentará um quarto álbum tão relevante quanto o sublime disco solo de Tim Bernardes, Recomeçar (2017), sem repetir fórmulas dos álbuns anteriores do trio.

Tudo indica que a síntese sonora do álbum <atrás/além> conduzirá O Terno a um novo lugar de honra na cena da música brasileira contemporânea, olhando para trás, mas indo além.

11/04/2019/ 11:40:08
Outras Notícias
  • LETRUX JOGA NA 'PISTINHA', EM DISCO DE REMIXES, AS MÚSICAS DO ÁLBUM SOLO QUE A TIROU DA 'BOLHA'
LETRUX JOGA NA 'PISTINHA', EM DISCO DE REMIXES, AS MÚSICAS DO ÁLBUM SOLO QUE A TIROU DA 'BOLHA'
19/07/2019/ 11:24:45

Foi nessa data que a cantora e compositora carioca Letícia Novaes – então já transformada em Letrux, codinome artístico adotado na carreira após o fim do duo Letuce – arremessou nas plataformas o primeiro álbum solo.Mesmo com superestimado repertório autoral, o disco Letrux em noite de climão fez a artista romper a ...

  • MARIA GADÚ CELEBRA 20 ANOS DE TRAJETÓRIA MUSICAL COM TURNÊ QUE PERCORRE O BRASIL A PARTIR DE AGOSTO
MARIA GADÚ CELEBRA 20 ANOS DE TRAJETÓRIA MUSICAL COM TURNÊ QUE PERCORRE O BRASIL A PARTIR DE AGOSTO
18/07/2019/ 11:03:53

Maria Gadú sai em turnê pelo Brasil, a partir de agosto, enquanto arquiteta um quarto álbum de estúdio, prenunciado em abril pelo single com a singular canção Mundo líquido, composta pela própria artista.Tendo como ponto de partida o Rio de Janeiro (RJ), cidade onde a cantora e compositora paulistana gravou o álbum ...

  • CAZUZA TEM OBRA ANALISADA À LUZ DE SEXO, DROGAS E ROCK'N'ROLL EM LIVRO SEM 'SEGREDOS DE LIQUIDIFICADOR'
CAZUZA TEM OBRA ANALISADA À LUZ DE SEXO, DROGAS E ROCK'N'ROLL EM LIVRO SEM 'SEGREDOS DE LIQUIDIFICADOR'
17/07/2019/ 11:25:52

Ao longo dos anos 1980, o carioca Agenor de Miranda Araújo Neto (4 de abril de 1958 – 7 de julho de 1990), o Cazuza, se impôs como um dos maiores pensadores do Brasil à luz de uma música que, partindo do rock e do blues, desaguou em ritmos do país.Diferentemente de Renato Russo (1960 – 1996), colega mais filosófico ...

  • PABLO VITTAR REVELA TÍTULO, CAPA E DATE DE LANÇAMENTO DO SINGLE COM CHARLI XCX
PABLO VITTAR REVELA TÍTULO, CAPA E DATE DE LANÇAMENTO DO SINGLE COM CHARLI XCX
16/07/2019/ 10:44:27

Pabllo Vittar revelou o título, a capa e a data de lançamento do primeiro single do terceiro álbum da cantora, 111, programado para 1º de novembro.Flash pose é o título da música inédita, em inglês, gravada por Pabllo com a cantora britânica Charli XCX. Com capa que prioriza o tom pink, o single Flash pose será lanç...

  • SANDY & JUNIOR IGNORAM FASE INFANTIL DA HISTÓRIA DA DUPLA NO ROTEIRO DO SHOW QUE TRAZ OS IRMÃOS DE VOLTA À CENA
SANDY & JUNIOR IGNORAM FASE INFANTIL DA HISTÓRIA DA DUPLA NO ROTEIRO DO SHOW QUE TRAZ OS IRMÃOS DE VOLTA À CENA
15/07/2019/ 11:35:46

Sandy & Junior ignoram fase infantil da história da dupla no roteiro do show que traz os irmãos de volta à cena Sandy & Junior ignoram fase infantil da história da dupla no roteiro do show que traz os irmãos de volta à cenaNossa história. O título do show com o qual Sandy & Junior voltam aos palcos após ...

  • 'JUNTOS E SHALLOW NOW': APÓS POLÊMICA, PAULA FERNANDES LANÇA CLIPE SEM LUAN SANTANA
'JUNTOS E SHALLOW NOW': APÓS POLÊMICA, PAULA FERNANDES LANÇA CLIPE SEM LUAN SANTANA
12/07/2019/ 10:58:03

A cantora Paula Fernandes lançou o clipe da música "Juntos", gravada em seu novo DVD. A versão de "Shallow", de Lady Gaga, gerou memes antes do lançamento e era uma parceria com Luan Santana, mas o cantor não participa do clipe.Dias antes da gravação, Paula lamentou a ausência do parceiro e convidou os fãs para sere...