DESTAQUE DO DIA
ARDOCE RECEBE A 15ª EDIÇÃO DO AMM NOS MUNICÍPIOS PARA DISCUTIR EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO LOCAL
  • ARDOCE RECEBE A 15ª EDIÇÃO DO AMM NOS MUNICÍPIOS PARA DISCUTIR EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO LOCAL

Os municípios que compõem aAssociação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Doce (ARDOCE) trouxeramseus cases de sucesso e receberam orientações de especialistas sobreempreendedorismo voltado para o desenvolvimento local durante a 15ª edição do projeto“AMM nos Municípios – Encontro Online com as Microrregionais”. O evento,realizado em parceria com o Sebrae e diversas instituições parceiras, aconteceuna manhã desta terça-feira (20 de outubro), de forma totalmente online, pelocanal da AMMTVMinas no Youtube.

A educação empreendedora; compraspúblicas valorizando as empresas locais como forma de potencializar aarrecadação municipal; os cuidados com o encerramento de mandato e o incentivoao desenvolvimento econômico e rural dos municípios foram os temas de destaquedesta edição.

A abertura contou com aparticipação do vice-presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) eprefeito de Pirajuba, Rui Ramos, que representou o presidente da AMM e prefeitode Moema, Julvan Lacerda; do diretor-técnico do Sebrae Minas, João Cruz; e dovice-presidente da ARDOCE e prefeito de São Geraldo da Piedade, Ozanam Oliveirade Farias; sempre com a mediação do coordenador-geral de Comunicação da AMM, LuPereira.

Anfitrião do evento, ovice-presidente da ARDOCE destacou a importância dos eventos como umaoportunidade de desenvolver os municípios, e que a microrregional vemtrabalhando em busca desse objetivo, em parceria com o Sebrae e a AMM.

Para o diretor, o Sebrae trabalhacomo parceiro dos municípios independentemente de bandeiras partidárias e issoestá ficando claro com as edições do “AMM nos Municípios”, quando os prefeitose palestrantes se unem para apresentar os projetos como sugestões de melhoriasa todos os municípios.

João Cruz ressaltou também aparceria da AMM com o Sebrae na execução do curso sobre encerramento demandato, que é a segunda fase do projeto Desenvolve Minas Gerais, já em execução.Foi apresentado por ele também o vídeo sobre o guia do candidato empreendedorfeito pelo Sebrae. Saiba mais sobre o guia aqui.

Para o 1º vice-presidente da AMMe prefeito de Pirajuba, Rui Ramos, os temas que vêm sendo abordados de acordocom as especificidades de cada região do Estado podem ajudar muito os gestoresa preparar os municípios no pós-pandemia, incentivando as pequenas empresas eos negócios locais, que fixam os recursos no território.

 

Palestras

Na primeira palestra, o analistade Controle Externo do TCEMG, Pedro Henrique Magalhães Azevedo, falou sobre otema: Aplicação de Recursos Referentes à Covid-19. O analista citou arelevância da Lei de Responsabilidade Fiscal e a necessidade de flexibilizaçãocom a LC 173, devido ao momento. “Temos novas regras a serem cumpridas e outrassuspensas, pelo menos até o final deste ano, com o decreto de calamidadepública.”

Em seguida, o que motivou aapresentação do case regional foi a “Educação empreendedora: primícias dodesenvolvimento econômico”, com Juliana Torres Cardoso, Diretora da EscolaMunicipal Vicente Petronilho de Governador Valadares. Ela compartilhou comtodos a experiência de sucesso vivenciada pela sua escola, incentivando osalunos com ações que fomentam o empreendedorismo.

O terceiro tema da reunião ficoupor conta do gerente da Emater Teófilo Otoni e gerente Interino da EmaterGovernador Valadares, Sandro Rodrigues da Silva, que falou sobre o tema“Extensão rural e desenvolvimento econômico local”.

Para falar sobre “Compras públicasno município de Engenheiro Caldas – um instrumento para fixação e geração derenda para a agricultura familiar”, o convidado foi o técnico agrícola domunicípio, José Normando dos Santos. Ele atentou para os gargalos que devem seralterados para um eficiente fomento do desenvolvimento local: assistênciatécnica e extensão rural; desorganização da produção; paternalismo eassistencialismo; não valorização da produção local; falta de planejamento;falta de sintonia entre os diversos entes que trabalham com agropecuária efalta de legislação específica que regulamenta a comercialização de produtos,como o SIM.

Na segunda parte do evento, foiapresentado o case regional “Rede VIDAS: desenvolvimento local sustentável pormeio do associativismo na apicultura”, pela secretária executiva da InstituiçãoRede de Valorização de Itueta para o desenvolvimento auto-sustentável (RedeVIDAS). E, para finalizar, Fabrício César Fernandes, gerente Regional do SebraeMinas falou sobre “Sebrae Rio Doce e Vale do Aço: programas e parcerias”.

 

Desenvolve Minas Gerais

O evento faz parte do DesenvolveMinas Gerais, convênio celebrado entre a AMM e o Sebrae Minas durante o DeltaFórum – Encontro de Desenvolvimento Econômico para Lideranças e Territórios,que aconteceu em Belo Horizonte, em dezembro do ano passado. O principalobjetivo do projeto, que tem o apoio do Governo de Minas, por meio daSecretaria de Desenvolvimento Econômico, é criar estratégias para odesenvolvimento local com a mobilização do poder público, iniciativa privada eo terceiro setor, possibilitando condições favoráveis de sobrevivência dospequenos negócios, que são fonte de trabalho e renda para milhões de pessoas emtodos os 853 municípios do Estado.

No Portal AMM, é possível sabermais sobre o projeto Desenvolve Minas Gerais e todas as edições anteriores doAMM nos Municípios, inclusive ao conteúdo integral de cada reunião. Clique aquie acesse.

 

Parceiros

O Desenvolve Minas Gerais contacom a parceria do Governo de Minas, por meio da Secretaria de DesenvolvimentoEconômico, e diversas entidades, como o Tribunal de Contas do Estado de MinasGerais (TCEMG), Tribunal de Contas da União (TCU), Confederação Nacional deMunicípios (CNM), Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), Empresa deAssistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) eConselho Regional de Engenharia (Crea-MG); todos juntos em estratégias para odesenvolvimento econômico local.

Acompanhe a transmissão ao vivona próxima terça-feira (27), às 9 horas, pelo canal da AMMTVMinas no Youtube.

 

20/10/2020/ 16:51:33
Outras Notícias
  • PAGAMENTO DO 13º PARA APOSENTADOS É ANTECIPADO
PAGAMENTO DO 13º PARA APOSENTADOS É ANTECIPADO
05/05/2021/ 13:58:20

O governo federal decidiu antecipar o pagamento do abono anual (equivalente ao 13º salário dos aposentados) devido aos segurados e aos dependentes da Previdência Social neste ano. A medida consta em decreto assinado nessa terça-feira (4) pelo presidente Jair Bolsonaro e publicado na edição o Diário Oficial da União ...

  • DATAS PARA PEDIR ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO DO ENEM SÃO DIVULGADAS
DATAS PARA PEDIR ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO DO ENEM SÃO DIVULGADAS
05/05/2021/ 13:50:29

Em edital publicado na segunda-feira (3) no Diário Oficial da União (DOU), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou as datas para os candidatos que quiserem pedir isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) neste ano.O prazo para a solicitação...

  •  MEC DIVULGA CALENDÁRIO DE INSCRIÇÕES PARA SISU, PROUNI E FIES DO SEGUNDO SEMESTRE
MEC DIVULGA CALENDÁRIO DE INSCRIÇÕES PARA SISU, PROUNI E FIES DO SEGUNDO SEMESTRE
05/05/2021/ 13:44:20

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta segunda-feira (3), o calendário com os prazos de inscrições para os seus três principais programas, o Sisu, o Fies e o Prouni. De acordo com a pasta, as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), do segundo semestre, começam no dia 27 de julho e vão até...

  • EMPREGADORES E EMPREGADOS DA INICIATIVA PRIVADA ESTÃO LIBERADOS PARA FIRMAREM ACORDOS TRABALHIST ATÉ JULHO
EMPREGADORES E EMPREGADOS DA INICIATIVA PRIVADA ESTÃO LIBERADOS PARA FIRMAREM ACORDOS TRABALHIST ATÉ JULHO
04/05/2021/ 11:09:51

O Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda 2021, o BEm, já está valendo e, até julho, empregadores e empregados da iniciativa privada estão liberados para firmarem acordos trabalhistas que permitem redução de salários e jornadas de trabalho durante a pandemia da Covid-19.Na primeira edição do program...

  •  ASSEMBLEIA DE MG APROVA PROJETO QUE DESTINA R$ 500 A FAMÍLIAS POBRES
ASSEMBLEIA DE MG APROVA PROJETO QUE DESTINA R$ 500 A FAMÍLIAS POBRES
30/04/2021/ 14:24:41

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou nesta quinta-feira, em 1º turno, o projeto que cria o Recomeça Minas, plano para incentivar a recuperação econômica do Estado. A proposta é de autoria de todos os 77 deputados estaduais e prevê incentivos fiscais para regularização de dívidas com o estado ...

  • MINAS LANÇA PROGRAMA DE GERAÇÃO DE EMPREGOS PARA OS MINEIROS EM EXTREMA POBREZA
MINAS LANÇA PROGRAMA DE GERAÇÃO DE EMPREGOS PARA OS MINEIROS EM EXTREMA POBREZA
30/04/2021/ 14:22:35

O governador Romeu Zema e a secretária de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Elizabeth Jucá, lançaram nesta quinta-feira (29/4) o Projeto Recomeço, que tem objetivo de dar oportunidades de emprego aos mineiros em situação de extrema pobreza, agravada pela pandemia da covid-19.A secretária de Estado de Desenv...