MENU



Foi publicada no Diário Oficial do Município de terça-feira (23) a Lei nº 3.558/2026, que autoriza o Poder Executivo a celebrar convênio com o Poder Legislativo e a Polícia Militar para modernização, ampliação, substituição e integração do sistema de videomonitoramento urbano. A nova legislação prevê a substituição das atuais câmeras do sistema “Olho Vivo” por equipamentos de tecnologia avançada, incluindo câmeras com leitura automática de placas veiculares (OCR/LPR), sistemas de reconhecimento facial, monitoramento inteligente com análise comportamental e detecção automática de ocorrências, além de integração em tempo real com os sistemas da Polícia Militar e armazenamento digital em nuvem.
O convênio visa fortalecer as ações de prevenção à criminalidade, monitoramento urbano e pronta resposta às ocorrências policiais no município. As despesas decorrentes da execução da lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, podendo ser suplementadas se necessário. O sistema de videomonitoramento de Nova Serrana, que já conta com mais de 200 pontos monitorados operados em parceria com o 60º Batalhão da Polícia Militar, deverá ser ampliado com as novas tecnologias previstas na legislação, que também autoriza o uso de inteligência artificial aplicada à segurança urbana e mobilidade.



